quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Filha do Sangue

“Filha do Sangue (Trilogia das Jóias Negras 1)”, de Anne Bishop (Saída de Emergência)

De vez em quando leio um livro que me deixe com uma sensação ambígua: se por um lado adorei a dualidade das personagens e mesmo as regras deste estranho mundo, por outro odiei o facto de o nosso “herói” sentir desejo pela nossa “heroína” e agir de acordo com esses desejos quando ele só tem 12 anos. Não dá! E isto faz com que, mesmo achando alguns aspectos deste mundo fascinantes, esteja sinceramente a ponderar não continuar a série.

Mas vamos por partes:
A autora atira-nos de cabeça para este mundo que criou, sem que o leitor tenha quaisquer bases ou entendimento sobre o que se está a passar, o que faz com que o livro seja bastante confuso no início. Aos poucos fui-me adaptando mas mesmo chegada ao fim do primeiro volume, há ainda demasiadas coisas que eu não compreendo deste complexo mundo. Por outro lado existem tantas personagens e cada uma tem vários nomes, o que pode levar a que o leitor fique ainda mais confuso. Isto não me aconteceu simplesmente porque estava a escutar o audiolivro e era fácil distingui-las pelas vozes. Se não fosse isso tenho a certeza de que teria ficado “às aranhas”.
Ainda falando das personagens, gostei do facto de que quase todas elas têm um lado bom e um lado mau. Infelizmente isto não se via nas duas vilãs principais uma das quais, pelo menos neste livro, quase nem apareceu. O que fez com que fossem personagens menos interessantes. E também por esse mesmo motivo a nossa “heroína”, Jaenelle, careceu de mais interesse.
O facto de tudo o que se passava na sua vida nos ser contado através dos olhos dos outros também não ajudou mas, com tudo aquilo porque ela passou, acho que deveria haver nela muita mais crueldade. Mas talvez isso seja mudado no segundo livro.

A escrita é muito cativante e os diálogos envolventes, mas notei alguma falta de criatividade nas cenas mais sensuais (e não estou a falar nas cenas violentas, mas nas que se pretendiam ser realmente sexys). Faltava ali qualquer coisa que também notei nas cenas mais macabras. Parecia que a autora tinha medo (ou timidez) de ir aos detalhes (bons e maus).

Em suma, ainda estou a ponderar se hei-de ou não seguir com a série. A verdade é que gostei do Daemon, do Satan, do Lucivar e da Surreal, mas os pontos que já referi acima fazem-me pensar duas vezes se vale a pena investir mais tempo nesta série e nestas personagens. Talvez sim.

Sinopse:
Há setecentos anos atrás, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súbditos, uma Viúva Negra profetizou a chegada de uma Rainha na sua teia de sonhos e visões. Agora o Reino das Sombras prepara-se para a chegada dessa mulher, dessa Feiticeira que terá mais poder do que o próprio Senhor do Inferno. Mas a Rainha ainda é nova, passível de ser influenciada e corrompida.E quem controlar a Rainha controlará o mundo...

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails