domingo, 8 de dezembro de 2013

A Vida aos Quadradinhos - Outubro e Novembro 2013

Nos últimos dois meses li pouca BD mas acabaram por ser todas memoráveis, já que terminei 3 séries que seguia.

Gokusen 15 e Gokusen Katsuhen, de Kozueko Morimoto
As aventuras da Yankumi (Yamagichi) sempre me trouxeram um sorriso aos lábios. Gokusen é um dos mais aparvalhados e divertidos mangas que já li, por isso esperava um final em grande. Infelizmente isso não aconteceu. O final não foi propriamente mau, mas ficou aquém da restante série. Parece que jogaram pelo seguro, foram pelo mesmo caminho que sempre tinham ido e isso não me surpreendeu nem satisfez.
Ainda assim, Gokusen é um manga que reconheço que valeu a pena ler, pelas situações malucas, pelas personagens divertidas e pelas próprias mensagens: que não interessa em que família nascemos, o que interessa é o que fazemos na vida; e que até os delinquentes têm sentimentos e podem ser redimidos.
Se procuram uma história alucinada com situações hilariantes e personagens meias maradas, Gokusen é o a escolha certa.

Curiosidades: Gokusen teve direito a duas adaptações para televisão (1 anime e 3 temporadas de um live-drama) e uma adaptação para cinema.

Gokinjou Monogatari 5 a 7, de Ai Yazawa
Da mesma autora do conhecido "Nana" este Gokinjou Monogatari nunca me cativou realmente. As personagens irritavam-me mais vezes do que me  divertiam e, bem, tinha a sensação que já as conhecia de outros mangas da autora (Nana e Paradise Kiss).
O desenho é fofo e alguns dos relacionamentos são interessantes, mas é apenas mais do mesmo. Lembra-me demasiado o "Paradise Kiss", que eu já não tinha apreciado por aí além.
Gokinjou Monogatari não é um manga mau, por assim dizer, mas não é bom e acaba por cansar.
"Nana" é sem dúvida melhor trabalho da autora.

Curiosidades: Gokinjou Monogatari teve direito uma adaptação para televisão (anime). 

As Fantásticas Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy (3), de Filipe Melo, Juan Cavia, Santiago Villa
Chegaram ao fim as aventuras deste grupo de heróis que tanto me divertiram nos dois volumes antecedentes.
Depois dos acontecimento do segundo volume, seria difícil igualar o Apocalipse que aí se passou, por isso os autores decidiram focar-se mais nas personagens, ou melhor, no Dog Mendonça. Esta foi uma decisão acertada pois seria difícil fazer algo mais grandioso que no segundo. No entanto confesso que teria gostado de os ver a explorar mais o Pizzaboy. O que me pareceu que aconteceu, foi que as páginas foram poucas. Havia muita coisa para dizer e pouco espaço para o contar.
Dito isto, este é um desfecho mais que merecedor para esta série, com excelentes cenas, personagens interessantes e uma arte fabulosa. Contudo eu queria algo mais. Ou será simplesmente o sentimento de saber que este é o último volume?

Bem, se não conhecem esta BD, eu recomendo todos 3 livros. Estão há espera do quê?

Já agora, ficam os dois vídeos promocionais:

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails