segunda-feira, 1 de abril de 2013

Livro - Filme - Série 03

Livro - Filme 03 
Cloud Atlas, baseado no livro homónimo de David Mitchell
Sem nunca ter lido o livro "Cloud Atlas - Atlas das Nuvens", vi o filme apenas baseada no trailer e no muito bem que tinha ouvido falar do filme e da história. No fim, fui muito surpreendida.
Não há dúvida que Cloud Atlas é um filme feito, em parte, para ser altamente comercial, mas isso não o impede de ser profundo e e muito bom. Se no início se gera alguam confusão, pela imensidão de histórias e personagens que são introduzidas em pouco tempo, rapidamente tudo começa a fazer mais e mais sentido, até culminar num final que não poderia ser melhor e que ata (quase) todas as pontas soltas de uma forma admirável. Acredito que tal tenha sido possível graças a uma boa base: o romance de David Mitchell, e a uma adaptação cuidada para o grande ecrã.
Não fiquei surpreendida ao descobrir que por trás de Cloud Atlas estavam os irmãos Washowski (e também Tom Tykwear, mas deste não conheço nenhum filme, embora agora esteja curiosa) que estiveram à frente da trilogia Matrix. Aliás, lá no meio (especialmente no Seaul de 2144) vê-se bem que há ali uma 'mão' dos irmãos (até comentei isso durante o filme, antes de perceber que eles trabalhavam nele).

Já quanto aos actores (e actrizes) acho que estão todos de parabéns, com papéis memoráveis e bastante distintos uns dos outros. É impossível dizer que esteve melhor e, embora não seja fã do trabalho do Hugo Weaving, achei que ele esteve bem nos seus papéis. Também Jim Broadbent, apesar de carismático e, em algumas cenas, brilhante, noutras deixou um pouco a desejar.

Quanto ao enredo, a minha história favorita foi "Letters from Zedelghem", onde um jovem pianista bissexual se torna aprendiz de um velho e talentoso compositor e cria o "Sexteto Cloud Atlas" que só ganhará fama mais tarde. O final trágico desta história trouxe-me lágrimas aos olhos e todas as personagens me pareceram muito humanas. Não quero com isto dizer que as restantes histórias não são memoráveis, bem pelo contrário, pois cada uma é impressionante à sua maneira, mas a minha favorita foi mesmo esta.
E já que falamos no sexteto, há que dar mérito à fabulosa banda sonora do filme, porque é mesmo muito boa.

Por fim tenho de dar os parabéns a quem tratou da maquilhagem porque se
m isto o filme não seria tão memorável. Alguns actores estavam absolutamente irreconhecíveis nas suas reencarnações. Um trabalho soberbo! (não sei como não ganhou um óscar). Quando chegam os créditos finais, acredito que todos fiquem surpreendidos com pelo menos um (possivelmente bem mais) dos trabalhos de maquilhagem que possibilitaram aos actores vestirem vários papéis, de vários sexos, raças e épocas distintas. Está fabuloso!

Concluíndo, Cloud Atlas surpreendeu, com histórias intelgentes, uma direcção bem feita, actores memoráveis e personagens únicas, que mantém o espectador agarrrado à/ao cadeira/sofá drante três horas e traz um final perfeito. O mais impressionante é que esta história tem tanto de ficção histórica, como de drama, comédia, mistério e ficção científica. E o resultado final não é a salsada que se pode imaginar.

Agora vou te de ler o livro, só para perceber como o autor conseguiu ligar as reencarnações das personagens apenas através das palavras. Porque se mesmo um meio visual, como o filme, foi difícil interligar todas as 'vidas', como terá conseguido David Mitchell passar isso através do papel? Estou curiosa.

E vocês, já viram o filme? Já leram o livro? O que acharam?

Trailer:

5 comentários:

  1. Olá Ana, quer o livro, quer o filme, não me suscitam grande interesse, mesmo tendo o Tom Hanks à cabeça... Acho que vou passar e esperar que daqui a (muito tempo) passe na TV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, se ficares à espera, certamente irás esperar muito. Eu acho que o filme vale a pena mas também não posso garantir que vás gostar, já que não conheço os teus gostos cinematográficos. :)
      E embora não tenha sido pelo Tom Hanks que vi o filme, garanto-te que ele está brilhante neste filme.

      Eliminar
  2. Olá Ana,
    Vi o filme e gostei imenso. Também saí da sala de cinema a pensar em arranjar o livro :p Realmente, como é que ele caracterizou as personagens para as "vermos" como reencarnações em todas as histórias?
    Bem, já agora, deixei-te um selo no meu blog...só para saberes que me lembro do teu blog (apesar de ter andado bastante ausente).
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kel,
      Chegaste a ler o livro?
      Obrigada pelo selo. Vou dar um saltinho ao teu blog.

      Eliminar
    2. Ainda não li. Quando o vi à venda não gostei muito do preço...vou esperar um tempo para depois o ler. :)

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails