segunda-feira, 8 de abril de 2013

::Conto:: O Complexo de Golconda

"O Complexo de Golconda" de Pedro G.P. Martins (download ebook)

Sinopse:
Libsterdam é a capital do pleno emprego. Uma cidade moderna, onde os trabalhadores se deslocam em jetpacks por corredores aéreos que ligam todos os pontos da cidade. Não há défice nem doença económica, mas uma outra afecção assola a população da grande metrópole. Uma psicose epidémica, diagnosticada como o “Complexo de Golconda”. É uma bizarra disfunção do ego que torna os cidadãos de Libsterdam depressivos e obcedados pelo facto de só terem uma vida, na qual se vêem reduzidos a um escasso percurso talhado por um número finito de escolhas. De acordo com alguns especialistas, a depressão seria apenas o primeiro estádio, ao qual se seguiria a propensão para a violência colectiva. Felizmente há uma empresa, a Öniröm, que, em cooperação com o poder central, controla a propagação desta patologia urbana, ministrando a cada cidadão a possibilidade de se desdobrar em infinitas vidas paralelas. Nesta empresa trabalha Axel van Droom, um homem que, aparentemente, vivia bem com as suas escolhas, até ao dia em que um atentado, deflagrado por uma seita anti-öniröm, acontece em pleno centro de Libsterdam.

Opinião:

Esta história de ficção científica começa de uma forma bastante corriqueira, numa cena que não dá logo a entender o enredo e que deixa o leitor suspenso no fim do primeiro capítulo. Talvez por isso mesmo não haja uma ligação imediata à história. Esta ligação vai-se criando depois à medida que os capítulos passam.
No segundo capítulo conhecemos o nosso protagonista, Axel que é uma personagem peculiar e que testa a percepção do leitor com as suas acções pouco naturais e modo estranho de ver e encarar a vida.
Depois seguimos por uma sucessão de acontecimentos que, muitas vezes, nos parecem aleatórios e inconsistentes, levando-nos a pensar se somos nós que falhamos em ver algo, ou se Axel não é bem aquilo que mostra ser.
A sucessão de acontecimentos foi um pouco confusa ao início e só quase no fim percebi o que realmente se estava a passar. No entanto a confusão já estava instalada e nunca se dissipou, o que detorpou um pouco a minha 'degustação' da história.
No final o autor conseguiu terminar de forma muito satisfatória a história e o leitor fica a ponderar sobre qual será a final a verdade e a mentira o real e o imaginário. No entanto existe um ou outro elemento, nos últimos capítulos, que surgiram do nada e que parecem apenas conveniências para criar conflitos.

Em suma, este conto tem uma base muito intensa e bem pensada, que leva o leitor numa viagem quase alicinogénica. Alguns momentos são brilhantes, outros nem tanto. A prosa do Pedro Martins é muito sucinta, por vezes muito simbólica e por vezes simplificada demais, mas sempre eficiente. No geral foi uma boa leitura, com um final bem pensado, mas teve alguns momentos menos bem conseguidos no meio.

Nota: Li "O Complexo de Gloconda" antes do ebook ser lançado e algumas últimas alterações serem feitas, já que o autor me pediu para ilustrar a capa e eu quis ler a história para melhor visualizá-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails