segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Livro - Filme - Série 01

Para avivar um pouco o blog que tem estado parado (por eu não ler tanto quanto gostaria), decidi criar uma nova rubrica a que vou dar o inspirado nome de "Livro - Filme - Série", que, como devem imaginar, vai falar de adaptações de livros ao pequeno e grande ecrã.
Para muitos trabalhos que aqui serão falados, eu não li o livro correspondente, e nesses casos apenas mencionarei o que achei do filme/série e não da sua adaptação. Mas nesta rubrica só falarei de filmes/séries que sejam inspirados por romances (e não o contrário) ou cujo tema central seja livros/escrita (como a série Castle, por exemplo).

Tentarei trazer algo novo todas as semanas, ou pelo menos de quinze em quinze dias e nem todos os filmes/séries serão recentes, mas também aí é que está a piada. As opiniões serão muito sucintas, que eu não sou crítica cinematográfica. A intenção é apenas dar a conhecer as muitas películas que hoje em dia são baseadas em obras literárias (e desde sempre o foram). Espero que descubram algo novo com esta rubrica.

Livro - Filme 01 
A lha do Dr. Moreau, adaptado de "The Island of Dr. Monreau", de H.G. Wells
Apesar de nunca ter lido o livro homónimo, tinha conhecimento (muito por alto) da história e foi com alguma curiosidade que vi a adaptação cinematográfica de 1996 (existem outras, mas esta foi a que vi). O filme não foi bem o que esperava, no entanto não foi mau. Os actores estavam bem nos seus papéis, se bem que o David Thewlis às vezes não estava no seu melhor, a caracterização estava curiosa (há que ter em conta o ano em que foi feito e os animais-homens estão excelentes) e gostei da história. Foi bem usada e apesar de restarem algumas pontas soltas (que não sei se provêm no livro original) não foi nada que incomodasse de sobremaneira.
Não é um filme que marque, mas também não é um mau filme. Entretém.
Nota: 6/10

Livro - Série 01
Grimm, não adaptação, mas uma exploração da ideia dos descendentes dos Irmãos Grimm
Os anos de 2011 e 2012 foram excepcionais em termos de adaptações do trabalho dos Irmãos Grimm, tanto ao grande como pequeno ecrã.
Ao contrário de outros, como Once Upon a Time, Grimm começou quase despercebido. Pouco se falava nesta série, mas eu segui-a desde o primeiro episódio e com o passar dos episódios fui gostando mais e mais.
É uma versão mais grotesca dos contos dos Irmãos Grimm, o que a torna uma das mais fiéis ao espírito original dos contos. Embora tomem liberdades para adaptar as ideias aos tempos modernos, o essencial está lá.
Com excelentes actores, uma história bem desenvolvida e várias reviravoltas em todos os episódios, eu fiquei agarrada. A segunda temporada já vai adiantada, embora eu ainda não tenha começado a ver, mas se mantiver o que na primeira a fez sobressair, acredito que esta se possa tornar uma das minha séries favoritas.
Não é para crianças, nem sequer para todos os adultos. É mais negra e mais crua que muitas outras histórias que falam dos descendentes dos Grimm, mas é também incrivelmente rica. Vale a pena!
Nota: 7,5/10

2 comentários:

  1. Rúbrica muito interessante, é uma ideia gira!

    Eu desconhecia o Grim mas já vi alguns episodios da OUaT, é engraçada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui, a única coisa em comum entre o "Grimm" e o "Once Upon a Time" é terem como base os contos dos Grimm. De resto não têm mesmo nada em comum. Já para não falar que o OUaT baseia-se mais na versão 'amena' dos contos e não na original (mais grotesca).
      Não se pode comparar os dois, mas eu prefiro o "Grimm", confesso.

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails