terça-feira, 2 de outubro de 2012

Beijo Gelado

"Beijo Gelado (Vampire Academy 2)", de Richelle Mead (Editora Contraponto)

Sinopse:
Rose gosta de Dimitri, Dimitri gosta de Tasha, e Mason está mortinho por sair com Rose. Começaram as férias de Natal, mas Rose não se sente nada festiva. Um ataque Strigoi à Academia de São Vladimir colocou a escola em alerta máximo e trouxe um batalhão de Guardiões - incluindo a exigente mãe de Rose, Janine Hathaway. Como se um combate corpo a corpo com a mãe não fosse mau o suficiente, o tutor de Rose está de olho noutra mulher, Mason apaixonou-se por ela, que ainda por cima não consegue sair (literalmente) da cabeça de Lissa enquanto esta está aos beijos com o namorado, Christian! Os Strigoi estão a aproximar-se e a Academia não quer correr qualquer risco... Este ano a viagem anual de ski é obrigatória. Mas a resplandecente paisagem de Inverno e a fina estação de neve de Idaho só alimentam a ilusão de segurança. Quando três amigos fogem numa ofensiva contra os fatais Strigoi, Rose terá de se aliar a Christian para os salvar. Mas o heroísmo raramente vem sem um preço..


Opinião (audiobook):
Já li o primeiro livro desta série em finais de 2009, o que é bastante tempo. Mas ainda me lembrava vagamente das personagens e da premissa da saga, o que me facilitou a entrada neste novo livro. Por isso mesmo não me incomodou o início em que a Rose (protagonista) falava do mundo e do que tinha acontecido antes. Serviu para me reavivar a memória. Mas tenho noção que não o teria apreciado se este período de tempo não tivesse passado entre os volumes, Senti-lo-ia como repetição desnecessária.

A história deste "Beijo Gelado" (uma tradução do título que nada tem a ver com livro, diga-se) é bastante previsível, e esse é provavelmente o único ponto fraco do livro. Se assim não fosse teria gostado ainda mais dele. Até o trágico desenlace de determinada personagem conseguiu ser adivinhado com muita antcedência.
Outra coisa da qual não gostei particularmente foi o quadrado amoroso que se adivinhou. Já não gosto de triângulos, quanto mais quadrados.

Entenda-se que este é um livro para um público juvenil. mas acho que a autora consegue captar bem os jovens e eles parecem-me mais credíveis que em alguns dos outros livros que li para essa faixa etária.
As personagens são simultaneamente o ponto forte e fraco do livro. por um lado são realistas e credíveis, mas por outro são irritantes, especialmente a Rose que é tão cabeça dura (e por vezes burrinha) que só apetece bater-lhe, mas é exactamente por isso que gostei disto.  Agem como adolescentes, mas não são demasiado infantis, nem demasiado adultos. Muitas vezes acontece que autores adultos já se esqueceram de como era ser jovem e por isso as suas personagens mais jovens saem forçadas. E neste eu senti que isso não acontecia.
Dito isto gostei muito das novas personagens, especialmente do Adrian, da mãe da Rose (Janine). Das velhas personagens a Rose destacou-se, assim como o Dimitri e o Christian. A Lissa, por sua vez, irritou-me de sobremaneira. A amizade entre ela e a Rose, que tanto me agradou no primeiro volume, neste quase que desapareceu. A Lissa estava sempre mais preocupada em passar tempo com o namorado do que em estar com a amiga e passei o livro todo a pensar que a Rose devia era arranjar uma nova melhor amiga.
Já em relação aos vilões, mais uma vez eles surgem um pouco do nada e são mal explorados. No entanto vê-se deles o suficiente para saber que a história não termina neste livro.

A prosa da autora é, mais uma vez, bastante agradável, os diálogos são bem conseguidos e a narrativa flui muito bem.

Em suma, esta foi uma boa sequela para  primeiro livro, apesar da previsibilidade do enredo. Fica a vontade de ler os seguintes livros e a recomendação de uma série YA (infanto-juvenil) com vampiros, que até consegue ser interessante e diferente..

Narração (Khristine Hvam):
Não fiquei fã da voz desta senhora. Aliás, quando comecei a ouvir o audiobook pensei parar porque não gostava nada da voz dela, mas aos poucos lá me fui habituando. De todos os audiobooks que já ouvi, este foi o mais fraco. A narradora não conseguia usar a voz para dar vida às personagens, o que fazia com que todas soassem iguais. Uma nota de especial irritação para a forma como decidiu dar voz ao Issaiah (o vilão principal) que o fazia parcer uma menina histérica. O horror!
Por isso esta será a primeira vez em que não recomendo o audiobook. Não é que seja totalmente mau (eu ouvi-o até ao fim), mas é menos que mediano epor isso aconselho lerem o livro físico.

2 comentários:

  1. por favor preciso muito dessa informação o livro Beijo das Sombras da Vampire Academy tem continuação desa serie de livros se puder me informar obrigada pela atenção !?

    ResponderEliminar
  2. Silvana, olá!
    Esta série (Academia de Vampiros) tem 6 livros e uma espécie de série com história paralela (Bloodlines) que já vai em 4 livros e vai chegar aos 6.
    Em Portugal, se não estou em erro, só os primeiros quatro livros a Academia de Vampiros estão publicados e não faço ideia quando a editora planeia publicar os restantes.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails