domingo, 25 de dezembro de 2011

As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy II - Apocalipse

"As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy II- Apocalipse", de Filipe Melo e Juan Cavia (Tinta-da-China)

Sinopse:
Um lobisomem de meia-idade, um distribuidor de pizzas, um demónio de seis mil anos e a cabeça de uma gárgula estão de regresso para salvar o mundo. Este improvável quarteto terá de enfrentar a maior das catástrofes - o Apocalipse, tal como descrito no Livro das Revelações. Pragas de insectos, criaturas gigantes e duzentos mil demónios invadem a Terra, arrastando os nossos heróis para uma aventura de proporções bíblicas! O destino do mundo vai ser decidido em Lisboa… outra vez!

História (Filipe Melo):
Tal como o George A. Romero diz no Prefácio, estes senhores não tiveram medo de tocar em temas mais 'sensíveis'. Afinal, 'brincar' com a Nossa Sra. de Fátima pode por vezes não ser a jogada mais promissora num país ainda tão devoto. No entanto, acho que o fizeram bem e sem grandes exageros, ou aliás, com muitos exageros sarcásticos, mas sem tentar directamente ferir susceptibilidades ligadas à religião. Afinal, qem gostou do 1º volume não vai certamente sentir-se muito mal com este, mesmo que se trate de um leitor mais religioso.
Em termos de história, achei que o escritor soube usar bem todos os elementos, mas, para mim, a história foi demasiado apressada. Algo deste género precisava de mais que 112 páginas para ser realmente apreciado. Ou melhor, não é que esteja excessivamente apressado, porque até tem um compasso mediano, mas para mim a história podia ter sido bem mais desenvolvida se tivessem mais umas trinta ou quarenta páginas, especialmente na parte final.
Ainda assim, as personagens principais continuam carismáticas e até os outros personagens marcam a história.

Agora o que não gostei nesta trama, foi o corte que fizeram nas últimas páginas. Muito anti-climático! Ficamos sem ver a verdadeira batalha final e quando voltamos à história já tudo está resolvido. Muito mau! Defraudaram as minhas expectativas enquanto leitora e não gostei.
Fora isso, está bem conseguido a nível de enredo.

Arte (Juan Cavia):
Se no volume anterior achei a arte fabulosa, desta vez posso dizer que tanto o artista como o colorista se excederam. Está um trabalho excelente e é quase impossível apontar uma falha a nível artístico. As vinhetas estão dinâmicas o desenho de personagem é interessante e os cenários estão fabulosos.


Em suma, posso dizer que este volume está em par com o anterior e embora a história pudesse ganhar com mais desenvolvimento (e aquele corte no final me tenha irritado), a arte está deslumbrante e mesmo o enredo está muito interessante e sem 'barreiras'. Aconselho a quem leu o primeiro. E a quem não leu ... o que esperam?


-----Visitem o Site Oficial e o Blog Oficial.

Vejam também o magnífico Booktrailer:

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails