domingo, 1 de maio de 2011

Crepúsculo ~ a Novela Gráfica

"Crepúsculo", de Stephanie Meyer / Young Kim (Edições Gailivro)

Adaptação oficial da saga "Luz e Escuridão" (de Stephanie Meyer), esta novela gráfica tem um estilo mais oriental e está quase totalmente a preto-e-branco. Como fã de manga, e de qualquer BD a preto-e-branco, esta decisão artística não me chateou nada, antes pelo contrário

Young Kim foi quem adaptou o romance "Crepúsculo" para a BD, tanto a nível de guião como de desenho. E se até aqui não conhecia o seu trabalho, devo dizer que fiquei curiosa por ver mais.

O argumento, para quem já conhece os romances, não será surpreendente, mas pareceu-me que esta adaptação conseguiu tornar a Bella um pouco menos ... insossa, se me permitem dizê-lo. Mas em termos narrativos não tomou grandes liberdades, que é o que os fãs queriam (imagino eu) e que faz com que esta seja uma adaptação bastante fiel ao produto original.

A nível da arte, confesso que gostei do estilo, que misturava linhas seguras e bem delineadas, com outras mais esboçadas, que lhe davam um aspecto muito apelativo. As ocasionais cores também foram bem vindas, dando ênfase a certas cenas e aspectos das personagens, de uma maneira inteligente e muito interessante.
O que não gostei muito, foram os balões, que, a meu ver, teriam ficado melhores mais pequenos, para não ocuparem tanto espaço nas vinhetas e taparem os desenhos (também não gostei particularmente dos balões semi-transparentes).

Em suma, esta é uma novela gráfica bastante interessante, que irá certamente agradar aos fãs da saga "Luz e Escuridão", e que poderá agradar a quem gosta de BD. Não está uma obra-prima, mas é bastante agradável de ler (e especialmente de ver). Mas atenção que esta BD é romance (de romântico, mesmo) do princípio ao fim (talvez ainda mais que os próprios livros). Se não estiverem para aí virados, nem tentem lê-lo, pois irão fartar-se muito depressa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails