quinta-feira, 26 de maio de 2011

Booking Through Thursday - Rotina


Do you ever feel like you’re in a reading rut? That you don’t read enough variety? That you need to branch out, spread your literary wings and explore other genres, flavors, styles?

Várias vezes. Acho que acaba por ser inevitável, ou porque gosto muito de um livro e decido depois experimentar o que mais se escreve no género, ou porque simplesmente me sinto confortável naqueles temas. E depois há momentos em que olho para o que li e pergunto a mim mesmas: "Mas porque é que não diversificas?". Já me aconteceu e ficar tão 'cheia' de um género literário que tive mesmo de fazer uma pausa, porque estava constantemente a irritar-me com os 'lugares comuns' da trama, que se tornam quase inevitáveis quando lemos muito do mesmo.
Ultimamente tenho tentado diversificar um pouco as minhas leituras, de tal forma que me comprometi (de certa forma) a tentar ler todos os meses um exemplar de cada uma destas categorias: 1) Livro que ganhei num concurso e/ou me deram; 2) Um autor português; 3) Um clássico; 4) Uma Banda Desenhada; 5) Uma sequela de um livro que já tenha lido.
Há meses em que é mais fácil cumprir isto, do que outros. Por exemplo, este mês acho que não vou conseguir ler o clássico (A Juliet Marillier não é ainda considerada clássica. :D) , mas em contrapartida já li o 1, 2, 4 e 5; e tinha toda a intenção de ler um clássico, mas a leitura da "Filha da Floresta" demorou um pouco mais do que estava a contar (e valeu a pena). mas, quem sabe, ainda consigo ler um pequeno clássico nos 5 dias que faltam.

Mas estou a fugir ao assunto (novamente). No fim de contas já tive momentos em que me fartei de fantasia, de romances paranormais, de romances de banca (que já não leio quase nenhuns, porque quando era mais nova só lia disso), etc.
Tento diversificar as minhas leituras o mais que posso, mas muitas vezes caio, também eu, nos lugares comuns, onde me sinto mais confortável, deixando de lado verdadeiras pérolas da literatura que me assustam um bocado porque não tenho tido muita sorte com os clássicos (é 50/50). Se calhar sou das poucas pessoas que se sentem um pouco intimidada por alguns livros (nem só clássicos, mas livros de todos os géneros).

Enfim, acho que qualquer leitor, uma ou outra vez, se sente preso num ciclo familiar de leituras, e ou continua porque está confortável, ou muda as 'regras do jogo'.

4 comentários:

  1. Também me sinto intimidada por certos livros. =P
    Bem...eu reconheço que preciso de variar e que muitas vezes acabo por ficar na zona mais confortável da minha estante: os livros de géneros que gosto, autores que conheço... Mas a verdade é que com a carga de trabalho e a pressão, não tenho mesmo energia para me aventurar em coisas novas e correr o risco de não gostar e deixar mais um livro pendurado. Gostava de fazer algo parecido com aquela tua regra mensal dos 5 livros (não sei se se pode dizer assim)

    bjs***

    ResponderEliminar
  2. A resposta a todas as três perguntas: Não.

    ResponderEliminar
  3. «Se calhar sou das poucas pessoas que se sentem um pouco intimidada por alguns livros»
    Funny you would say that :)
    Porque é que achas que é? Porque lês um bocado em público, com o blog e isto tudo?

    ResponderEliminar
  4. Rekoa Meton, não tem a ver com isso. Simplesmente não gosto de ter expectativas em relação a um livro, e há muitas leituras para as quais, sem querer, crio as expectativas mais diversas (para o bem e para o mal), o que no fim resulta que acabo por adiar a leitura. Não porque acho que tenho de gostar, mas porque receio que o livro não seja o que eu espero e consequentemente me desaponte (ou não, às vezes acontece).

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails