sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Cão Vermelho

"O Cão Vermelho", de Louis de Bernières (Edições ASA)

Sinopse:
Depois de Milu e Rantanplan, há que integrar o protagonista desta história no panteão canino. Na senda de La Fontaine, Louis de Bernières escreveu uma fábula enternecedora com um protagonista inesquecível: um cão sem morada ou destino fixos, apaixonado pela liberdade e pelos espaços amplos, um nómada louco por aventuras que não gosta de vínculos ou constrangimentos. De facto, O Cão Vermelho está longe de ser um cachorrinho mimado; ele é fedorento, impulsivo, independente… e tem a característica muito especial de tocar as vidas de todos os que encontra no seu caminho. 
 

Opinião:
Logo na primeira página, devo ter-me rido umas três ou quatro vezes.
Este foi, sem dúvida, um livro que me deixou bem disposta desde o início e que ao longo de todas as suas (poucas) páginas me deixou com um sorriso nos lábios.

Para amantes de cães, para amantes da natureza e para quem gosta de um livro bem humorado, esta é uma leitura deliciosa.

A escrita está em total harmonia com o estilo da história, mas também demonstra um certo "distanciamento", que mais para o fim do livro faz com que certas cenas não sejam tão emocionais como poderiam ter sido. O que não quer dizer que seja mau, porque está de acordo com o resto da narrativa, mas pareceu-me que poderia ser melhorado nesse ponto.

Este é um livro com várias personagens, e embora conheçamos certos aspectos curiosos de quase todas elas, tudo fica muito superficial. Apenas o cão vermelho nos é retratado com mais profundidade, o que parece lógico, tendo em conta que ele é o centro da história.

Em suma, um livro que se lê de uma assentada (eu li em duas, mas isso é outra história), com passagens episódicas e baseado em histórias verídicas. com descrições bem conseguidas da Austrália, e que nos deixam com vontade de visitar o continente. Este livro fez-me rir e fez-me chorar, e embora o tinha lido emprestado, assim que tiver oportunidade irei comprá-lo para o ter na minha estante e ler quando estiver a precisar de soltar umas gargalhadas.

Tradução (Isabel Alves):
Impecável! Não notei nenhum erro, nem nenhuma frase que não fizesse sentido no nosso bom português.

Capa (Alan Baker) e Design:
A capa está muito viva e apelativa, evocando todo o ambiente do livro. O interior do livro está um autêntico deleite. Tanto quanto à escolha do papel (amarelado) como pelas maravilhosas ilustrações que acompanhavam todos os capítulos, e as pequenas gravuras no canto superior de cada página. Tudo em tons de preto, vermelho e laranja. Um mimo!

2 comentários:

  1. Que incrível to apaixonada pelo Vermelho, mas infelizmente não consigo encontra pra comprar pode por favor me dizer onde comprou?
    Me responde no face ok https://www.facebook.com/debora.oliveira.7169709

    ResponderEliminar
  2. Debora,
    Obrigada pelo comentário. Tentei enviar-lhe mensagem pelo facebook, mas não consegui.
    Imagino que possa comprar este livro na FNAC ou na WOOK. Eu comprei na feira do livro da minha cidade, mas acredito que possa encontrar em qualquer dessas lojas online, incluindo no site da própria editora (ASA).

    Atetamente,
    Ana Nunes

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails