sexta-feira, 22 de outubro de 2010

NaNoWriMo 2010

Isto pode ser uma surpresa para alguns (ou não), mas além de adorar ler eu adoro ainda mais escrever. Há vários anos que o faço, mas só nos últimos 3/4 anos posso dizer que me dediquei mesmo a sério à escrita criativa, mais ou menos na mesma altura que abdiquei das novelas gráficas (bandas desenhadas). Sim, porque também desenho. E não estaria a falar nisto se não estivesse relacionado.
Não! Não estou prestes a ser publicada (quem sabe, em breve?), mas em Novembro vou entrar numa aventura que já repito desde 2008.
Todos os anos, durante 30 dias, escritores de todo o mundo unem-se num desafio que consiste em escrever uma novela de 50 000 palavras durante o mês de Novembro. Não vale começar antes.
Este desafio (algo maluco) dá-se pelo nome de National Novel Writing Month, NaNoWriMo para abreviar. E não se destina somente a americanos (a parte do National é irrelevante), pois tem participantes de todo o mundo, em todas as línguas (se quiserem escrever em coreano, estão à vontade).
E o que ganham os participantes? Glória eterna!
Queriam mais? Não há mais, e acho que chegar ao fim com 50 000 palavras de um primeiro rascunho de uma novela, é muito bom. Não acham?

Eu posso dizer, com toda a convicção, que para mim Novembro já é só o mesmo do NaNoWriMo. No início do ano já sei que não posso fazer grandes planos para essa altura e quando estou em Agosto já estou a pensar em Novembro. Conhece-se gente espectacular (tanto online como presencialmente, graças às nano-meets) e quer ganhemos que não, sentimos sempre que conseguimos alguma coisa de palpável.
Há muito quem diga que o que escreve em Novembro não vale nada e que não o podem aproveitar, mas eu e muita gente que conheço já aprimoramos manuscritos desse mês para se tornarem bem apresentáveis. Vai tudo da pessoa.
Aconselho todos os que gostariam de escrever um livro a experimentarem, pelo menos uma vez.Mas não vou mentir e dizer que o que sair daqui vai estar, automaticamente, uma obra prima. Afinal todas as obras de arte têm de ser polidas e por isso, depois de Novembro, ainda terão muitos meses pela frente a editar, reescrever, adicionar, e mais um sem fim de coisas, antes de poderem dizer "Está pronto para as estantes das livrarias". Mas é um começo, e um adianto enorme. Quanto mais não seja, para aprenderem o que não devem fazer. :)
Eu digo, não trocava isto por nada.
Mais alguém?

P.S: Se estiverem interessados, visitem o meu blog de escrita para saberem mais. Caneta, Papel e Lápis

POST Nº 200!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails