segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Cidade dos Ossos

"A Cidade dos Ossos (Caçadores de Sombras 1)" de Cassandra Clare (Planeta Manuscrito)

Sinopse:
No Pandemonium, a discoteca da moda de Nova Iorque, Clary segue um rapaz muito giro de cabelo azul até que assiste à sua morte às mãos de três jovens cobertos de estranhas tatuagens.
Desde essa noite, o seu destino une-se ao dos três Caçadores de Sombras e, sobretudo, ao de Jace, um rapaz com cara de anjo mas com tendência a agir como um idiota... 

Opinião:
Comecei esteve livro sem grandes expectativas. Não sabia bem do que tratava mas infelizmente já tinha lido uns quantos spoilers (e dos grandes) que infelizmente me estragaram um pouco "a festa" mas que nem por isso tiveram efeito nefasto sobre o livro ou o divertimento que este me causou.
O primeiro ponto que tenho de mencionar é o facto de os diálogos estarem muito bons. Em momento algum me pareceram forçados e tendo em conta que os protagonistas eram jovens, estes estavam muito bem adequados. Houve situações em que me ri bastante com os diálogos, que mesmo num tom sério, por vezes tinham uma graça espantosa. Melhor que isso foi notar-se uma diferença nos diálogos dos adultos e dos jovens.

O mundo que a autora imaginou está bem mostrado e bem explorado, com muitas potencialidades, e, embora neste primeiro volume só os vampiros, os lobisomens e os nefilins tenham tido protagonismo, foram mencionados muito tipos de criaturas que podem ser exploradas nos volumes seguintes (e espero que sejam).

As personagens estavam todas bem distinguidas, com características próprias e bem definidas, o que proporcionou uma leitura bem agradável. A minha favorita foi mesmo a Clary que é uma protagonista cheia de garra. Já o Jace foi o que deu mais gozo ler, mas é daquele tipo de personagens que se alguma vez eu encontrasse na rua (estou a falar hipoteticamente, claro), estava capaz de o esmurrar. O Simon também é bastante curioso e os vilões estão bem caracterizados, se bem que lhes faltou uma certa profundidade.

Quanto à história, conseguiu surpreender em certos momentos, e foi bem simples de seguir, embora nunca recorresse a facilitismos.
A autora tem uma prosa muito boa (ou pelo menos a tradução assim o faz parecer) e consegue que a história tenho um compasso acelerado, mas não apressado.
Não houve nenhum pormenor esquecido e pequenas pistas eram-nos dadas ao longo do livro, para a grande revelação no final (que eu já conhecia por causa dos spoilers). Também gostei do facto de não haver "palha" a encher páginas. Tudo o que era contado tinha um propósito e isso é muito bom pois não cansa o leitor.

Pontos negativos, não tenho nada a apontar, sinceramente. O que, diga-se, é novidade para mim. XD
Ainda assim não consegui gostar demasiado deste livro, talvez por estar à espera dos restantes para poder dar uma nota mais acertada. E também acho que me lembrou, em certas ocasiões, demasiado o Harry Potter. Não que isso seja necessariamente mau, mas era estranho.

Em suma, é um livro que dá prazer ler, com personagens interessantes, diálogos divertidos e uma história bem explorada e com potencialidades para muito mais. Aconselho a todos que gostem de Fantasia (especialmente urbana) sem querer algo de muito complexo, mas que ainda assim consegue cativar.

Tradução (José Luís Luna):
Excelente! Não houve uma palavra que eu achasse que ficava mal, ou expressão que me irritasse. 
Um trabalho muito bem feito embora por duas vezes eu tenha notado uma troca no nome das personagens (Jace com Simon).

Capa (Cliff Nielsen) e Design:
Ainda estou para perceber porque decidiram usar a capa do segundo livro (na versão original) para o primeiro livro (em Portugal). É que no fim de contas nem faz muito sentido porque neste livro a Clary não é uma caçadora de sombras e por isso a imagem engana.
Fora isso, eu pessoalmente não acho a capa muito apelativa. Como já aqui disse, não gosto quando cortam cabeças, e embora a cor do cabelo esteja fenomenal, toda a capa grita "cliché", que é coisa que o livro até nem é.
A ideia da capa brilhante até está gira e dá-lhe um toque extra que na verdade não incomoda. Resumindo, não está má, mas também não está boa.

Nota: Este livro foi-me emprestado pela Anna Raffaela. Obrigada.

3 comentários:

  1. Olá Ana!
    Eu também gostei imenso deste livro. Não há "palha", nem o "encher chouriços", é accção e segredos a serem revelados a todo o instante. Li o segundo de seguida. Achei-o ainda melhor e como sempre há mistérios a serem revelados ( não te conto senão corro o risco de spoilar). Também me lembrou do Harry Potter não sei bem porquê. Estranho...
    Ai e o Jace, simplesmente fantástico!O próprio Valentine é um vilão muito bom.

    Bjinhos *

    ResponderEliminar
  2. Tenho curiosidade em relação a este livro... Por acaso também já tinha reparado na troca das capas, fez-me confusão porque tinha visto a do livros originais e fiquei sem perceber muito bem qual deles era este.

    Vou ver se compro quando tiver oportunidade. :)

    ResponderEliminar
  3. Estou a começar a lê-lo agora. Também não estou com muitas expectativas mas pelo pouquinho que li já entendi que se lê muito facilmente. =)
    Vamos ver... ;)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails