sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

::Filme:: Sherlock Holmes

Baseado na obra de (Sir) Arthur Conan Doyle, foi lançado recentemente esta adaptação da aventuras do mais famoso detective privado londrino.
Confesso que nunca li nenhum livro do autor, mas a lenda perdura e eu recordo-me perfeitamente da figura de Sherlock Holmes. Uma lacuna que pretendo remediar em breve, porque os clássicos são obrigatórios.

Nesta adaptação, o detective perdeu aquele ar de Sherlock, com a lupa, a roupa característica e cachimbo sempre na boca. Continua perspicaz, com um humor característico e sempre com o seu fiel amigo, Watson, por perto.

Quando vi o trailer, não fiquei entusiasmada, pois toda aquela acção me parecia uma chacina da personagem criada pelo autor, mas acabei por ir ver o filme (gratuitamente) e tentei vê-lo como algo novo, sem querer compará-lo com a minha imagem da personagem.
Assim sendo, posso dizer que foi um filme razoável, com uma boa dose de acção, bem feita, personagens caricatas e interessantes, humor na dose certa e muitos mistérios por desvendar. Confesso que já sabia os segredos todos muito antes do fim, mas o Sherlock fez um excelete trabalho a desvendá-los, com as ferramentas que tinha na época.
E por falar em época: Acho que os cenários, a londres de outros tempos, estavam fantásticos. Todo o ambiente do filme estava fenomenal.

Em suma, foi um serão bem passado, que não surpreendeu, mas também não aborreceu.
Numa nota final, gostaria de dizer que há uma parte do trailer que nunca aparece no filme: Aquela do "Be a lady!", que eu até estava à espera de ver, mas que nunca surgiu. Se não vão mostrar no filme, não metam no trailer, sim?

3 comentários:

  1. Não me cativam muito, os filmes de detectives, e espiões. Mesmo que fosse muito bom, eu não iria vê-lo.
    Mas se calhar, há gente que adora. E achou que este filme merecia nota 10 x)

    ResponderEliminar
  2. O trailer todo me deixou curiosa a respeito dessa cena também, acho que irão ao menos colocar nas cenas deletadas no dvd, ou seja, para que vendam alguns, não? Se é que já não há em algum lugar para baixar na internet...

    ResponderEliminar
  3. Olha afinal ela também critica filmes! Chique, hã? *parvoíce over*

    Eu adorei o filme. O trailer dá uma ideia errada de ser um comboio de cenas de acção e mulheres semi-nuas, que Hollywoodiza completamente Sherlock Holmes - quando o vi fiquei a pensar "ohmeudeus, o mundo está perdido" (é um hábito meu. Adiante). O filme realmente arruína a personagem, mas arruína-a bem e sem lhe tirar o ar de dedutor e o charuto. Afinal quem não abre um sorriso malicioso ao ver uma personagem metida a Mary Sue ser revelada como um bêbedo deprimido e desorganizado, qual artista ? Há muito tempo que não via um filme de entretenimento tão bem conseguido - desde a minha surpresa com os Piratas das Caraíbas, talvez.

    Pronto, a Rekoa Meton gostou do filme, da banda-sonora, dos cenários e do Jude Law. Já se percebeu. Vai-te lá embora, cachopa. :D

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails