segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Em Busca do Carneiro Selvagem

"Em Busca do Carneiro Selvagem", de Haruki Murakami (Casa das Letras)

Opinião:
Este é um daqueles livros que se lê num instantinho. Flui tão bem! Infelizmente cá em casa houve um acidente envolvendo uma cadela com problemas de ansiedade, uma mesinha de cabeceira com livros ... e o resto é história. Resultado, estava eu a meio da leitura quando, certo dia, chego a casa e descubro o meu exemplar de "Em Busca do careiro Selvagem" selvaticamente atacado pela já mencionada cadela.
Dava para ler mas não era nada bonito de se ver ou folhear, por isso acabei por trocar para a versão ebook (desta feita em inglês). Sinceramente, acho que a versão impressa portuguesa está mais interessante. Adorei o trabalho da tradutora (Maria João Lourenço).

Mas falando do conteúdo do livro, que é o que realmente interessa. Esta é o meu terceiro contacto com o trabalho de Haruki Murakami e estou muito contente por lhe ter dado uma segunda e terceira oportunidades porque gostei bastante deste "Em Busca do Carneiro Selvagem".
A prosa do autor envolve o leitor na história das personagens mais banais, que rapidamente se revelam ser na verdade muito peculiares. O que nos leva a reflectir que mesmo as pessoas mais comuns normalmente têm algo de fantástico e surpreendente a revelar-nos.

A história é mirabolante, ou a sua premissa pelo menos é. Um homem que é coagido a partir em busca de um carneiro que por acaso aparecia numa fotografia que ele usou numa publicidade, e que por outro acaso tinha-lhe sido enviada por um amigo que ele já não vê há anos.Há medida que a história vai avançando, o enredo vai ficando mais surreal e as próprias personagens também. O nosso protagonista, que já não é uma pessoa muito sociável, vai aos poucos distanciando-se da sua vida e do mundo, até culminar numa conversa muito estranha (mas profunda) com uma (ou duas) certa personagem ainda mais bizarra.

Voltando ao assunto da prosa, por vezes o autor tende a filosofar um pouco mas não é nada que se alastre demasiado ou que deixe de ser interessante. De resto adorei e, repito, o texto flui muito bem.
Também adorei a parte histórica (da vila), que não sei se é baseada em factos reais ou completamente inventada pelo autor.

Em suma, foi mais um trabalho do autor que eu gostei, embora não tenha amado tanto como o "Sono". A história pode parecer muito sem-sentido mas na verdade é uma viagem ao interior das personagens e ao interior do próprio Japão. Recomendo!

Sinopse:
Ambientado numa atmosfera japonesa, mas com um pé no noir americano, Murakami tece uma história detectivesca onde a realidade é palpável, dura e fria, e seria a verdade de qualquer um, não fosse um leve pormenor: é uma realidade absolutamente fantástica. Um publicitário divorciado, que tem um caso com uma rapariga de orelhas fascinantes, vê-se envolvido, graças a uma fotografia publicitária, numa trama inesperada: alguém quer que ele encontre um carneiro! Mas não é um carneiro qualquer. É um animal que pode mudar o rumo da história. Um carneiro sobrenatural... Murakami dá a esta estranha história um tom que só um oriental pode imprimir a uma crença, fazendo-a figurar como um facto da realidade. Coloca, de uma forma genial, a fantasia na aridez do mundo real.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails