quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O Vestido Novo



“O Vestido Novo”, de Virginia Woolf (Europa-América)

Opinião:
Este pequeníssimo livro tem 3 pequeníssimos contos que foram o meu primeiro contacto com a afamada autora.
De um modo geral gostei da prosa mas não da execução dos contos. Nenhum deles me marcou e, apesar de do seu diminuto tamanho, chegaram mesmo a aborrecer-me. Gostei da escrita no estilo linha-de-pensamento onde nunca se sabia do que se ia falar a seguir porque o narrador entrava nos devaneios típicos da mente, ora pensando em vestidos e logo divagando sobre moscas. No entanto a autora usava bastantes repetições e em contos tão pequenos qualquer duplicacção é em demasia. Contudo devo dizer que as personagens transparecem muito bem em poucas palavras, sendo que a prosa as define bem e de forma quase imperceptível. Tenham elas um papel grande ou pequeno a desempenhar.
Quanto aos contos individuais: “O Vestido Novo” cansa pela repetição e pelo facto de todo aquele monólogo interior ocorrer no espaço de uns minutos e nada de relevante acontecer até às últimas linhas. Coisa que, aliás, acontece também nos outros dois contos. No entanto este primeiro conto ganha pontos pela protagonista e a sua paranóia ou auto-depreciação.
O segundo conto, "A Dama do Espelho" trouxe um conceito muito interessante: uma história contada do ponto de vista de um espelho que idolatra a sua senhora a uma sempre grande distância. Foi um texto muito curioso de ler, apesar das repetições. O final, contudo, não me agradou de sobremaneira.
Por fim a antologia conclui com "Momentos de Plenitude" que só por aquele final já valeu a pena, embora não deixe de ser estranho.

Em suma, não posso dizer que fiquei fã de Virgina Woolf mas possivelmente darei outra oportunidade à autora de me surpreender. Este pequeno livro não fica, infelizmente, na memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails