terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Top Ten Tuesday - Problemas com Livros

Já há muito tempo que não fazia o Top Ten Tuesday que, para quem não conhece, é uma rubrica semanal liderada pelo The Broke and the Bookish, que convida os bloggers a fazerem uma lista relacionada com livros e com um tema diferente todas as semanas (podem saber tudo AQUI).

O tema desta semana é Ten Book Related Problems I Have (could be serious or fun!), ou em português: Dez problemas que eu tenha, relacionados com livros (podem ser sérios ou apenas divertidos).

E aqui fica a minha lista:
10) Espaço - Falta de espaço, em estante e na casa, para guardar a crescente colecção de livros.
9) Preço - As finanças! Os livros em Portugal, se acabados de sair, são bastante caros e quando queremos fazer uma colecção, seja ela recente ou não, em português ou em inglês, a brincadeira nunca fica barata.
8) Volume - Carregar livros grandes na carteira, visto que gosto de andar sempre com um livro para onde quer que vá, às vezes torna-se difícil levar um ... digamos ... "Jonathan Strange & Sr. Norrell" comigo.
7) Pausa - Quando oiço audiolivros e não posso simplesmenter fazer pausa, guardar a faixa no local onde estou, e ouvir outra coisa no mesmo aparelho. Bem que precisava mudar de som, de vez em quando, e não posso!
6) Saltos - Quando estou a ouvir um audiolivro e carrego num botão sem querer e ele me passa para a faixa seguinte que é vinte capítulos à frente. O horror!
5) Capas - Quando a capa de um livro muito bom é de meter medo ao susto. Não é que julgue um livro pela capa mas se ao menos o exterior fosse tão bom como o interior ... oh que maravilha!
4) Altura - Que os livros não sejam todos da mesma altura e largura. Excepção permitida a livros infantis, não-ficcionais e bds, acho que todos os livros de ficção narrativa deveriam ser do mesmo tamanho. Devia ser universal, como os CDs. Ok, podiamos ter distinção entre Edição Normal e Edição de Bolso mas era só isso. Porquê tantos tamanhos?
3) Espinha - E já que falamos da estrutura do livro, porque é que as espinhas dos livros não têm todas a mesma orientação? Porque é que tenho que andar com a cabeça a parecer um pêndulo sempre que tento ler os títulos de uma estante. Esquerda, direita, esquerda, direita ...
2) Abstracção - Como escritora digo isto com alguma tristeza, pois sinto que não leio os livros como lia há uns anos. Agora vejo o livro como uma coisa estruturada, composta para ser analisada. E é difícil abstrair-me da minha veia de escritora. Já é muito raro eu dizer que gostei de um livro simplesmente porque gostei, e sinto a falta disso. Agora tudo tem um motivo, e nem sempre é bom.
1) Tempo - O meu maior problema é não ter tempo para poder ler tudo o que quero, já! :)

E vocês? Quais são os vossos maiores problemas relacionados com livros? Deixem comentários!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails