quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Artemis Fowl

"Artemis Fowl (Artemis Fowl 1)", de Eoin Colfer (Editora Vogais)

Sinopse:
Com apenas 12 anos, Artemis Fowl é o maior génio criminoso de sempre, responsável por todos os grandes golpes da década. E ele tem uma missão a cumprir: recuperar a fortuna da família. Este é o primeiro contacto do jovem com o povo do subsolo, onde vivem perigosas fadas armadas, centauros, trolls monstruosos e anões mentirosos.

Opinião (audiobook):
Este é um daqueles livros cuja opinião me divide. Por um lado diverti-me imenso com ele, mas por outro tenho consciência que muita dessa diversão se prende com situações absolutamente ridículas que ocorreram por toda a história.
No entanto uma coisa posso dizer: ofereceria isto a uma criança de 11 ou 12 anos. É o tipo de livro que eu teria gostado de ler nessa idade (se bem que é mais voltado para os rapazes). Contudo, estando eu mais perto da casa dos 30 e tendo gostado do livro, não posso dizer que também não o recomendaria a adultos. Vai depender muito da abertura de espírito do adulto em questão. Se estiver com vontade de ler algo que é pura diversão, sem grandes pretensões de algo mais, então força adultos, leiam isto.

Numa análise mais objectiva, posso dizer que a nível de trama temos uma premissa curiosa. Artemis Fowl não é, de longe nem de perto, a mente mais brilhante sobre a qual já se escreveu, mas para um miúdo de 12 anos até tem algumas ideias bem interessantes. O que lhe vale é que os outros (criaturas sobrenaturais) não parecem ser particularmente inteligentes.
Estando longe de ser o mestre do crime que a premissa promete, ainda assim a história tem algumas boas reviravoltas e momentos que me fizeram soltar gargalhadas sentidas (umas porque eram divertidas, outras porque eram absolutamente ridículas - e refiro-me em particular ao traque-bomba).

As personagens são bastante curiosas e confesso que este foi um dos aspectos que mais gostei no livro. Todas as personagens marcavam a história de alguma forma e nenhuma era supérflua ou igual a tantas outras. As minhas favoritas foram a Holly, o Buttler e o Commander Root.

A prosa é bastante adequada ao público alvo, sem ser aborrecida para os mais crescidos e embora algumas decisões narrativas não tenham sido muito do meu agrado, no geral achei que os textos estavam bem estruturados.
Uma nota especialmente abonatória para Nathaniel Park (o narrador do audiolivro em inglês). mais pormenores no final deste post.

Em suma, este foi um livro que me entreteve várias horas, que me fez rir e que, apesar de não ser nenhuma maravilha literária, diverte. Por vezes é disso mesmo que precisamos: algo que nos divirta. por isso se quiserem oferecer um livro a miúdos de 11-12 anos, aconselho e, se forem adultos à procura de algo mais descomprometido, atrevam-se. Pode ser que gostem.

Narrador (Nathaniel Parker):
O narrador fez um excelente trabalho com este audiolivro. O sotaque  escocês que ele usou nos diálogos era carregado e dava um toque mais realista às personagens. Felizmente não usava na narração, pois acho que teria dificuldades em perceber o texto todo com o sotaque. A cada personagem ele deu uma entoação diferente, uma vida diferente e esse é o tipo de trabalho que eu aprecio nos audiolivros.

Booktrailer (português):


Links Relacionados: Site Oficial - "Artemis Fowl" na Wook - Audiobook no Bookdepository - Site da Editora

2 comentários:

  1. eu sou um adulto com espírito aberto :)
    ou pelo menos dei luta por muito tempo contra crescimento.

    Um dia ainda vou espreitar este livro, não li nada deste género.

    ResponderEliminar
  2. Livrinho que ta aqui pra mim ler a um tempão, mas ainda nem comecei.. mas quero muito pq me chamou a atenção, mas mesmo assim ainda nao parei para ler...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails