quinta-feira, 28 de junho de 2012

A Imprensa e a Literatura

Com o recente lançamento da "Somos Livros", uma revista literária da Betrand Livreiros, que deverá ter periodicidade trimestral (por estação), resolvi fazer um pequeno apanhado das edições de imprensa dedicadas aos livros e à literatura.
Daí que peço, desde já, o vosso apoio para melhorar esta lista, sendo que certamente não conheço tudo.

Revistas:
- Ler (mensal) - Visitar Site
- Somos Livros (trimestral)
- Bang! (trimestral)  - Visitar Site
- Estante (periodicidade desconhecida)- Visitar Site

Jornais:
- Entre as Artes e as Letras (quinzenal) - Visitar Site
- Jornal de Letras (quinzenal) - Visitar Site

Fascículos:
- Ípsílon (semanal, 6ª feira) - Visitar Site

Webzines / Webjornais:
- Colóquio e Letras (quadrimestral) - Visitar Site
- Novos Livros - Visitar Site

Se souberem de mais publicações, deixem um comentário por favor.

Para terminar fica o vídeo "Somos Livros", da Bertrand:

5 comentários:

  1. Creio que podes riscar a "Os Meus Livros" da lista - já não sai para as bancas desde Fevereiro, se não me engano, e li algures que o grupo editorial responsável pela publicação da revista estava com dificuldades económicas. Dada a falta de notícias desde Fevereiro, não parece muito provável que volte a ser publicada. :/

    ResponderEliminar
  2. p7, outra vez? A "Os meus livros" está sempre com problemas financeiros e o último tinha sido à bem pouco tempo. Julgava que ainda estavam em circulação, mas realmente desde Fevereiro que pelo menos o site não acusa números novos. Que tristeza!

    ResponderEliminar
  3. Também há o jornal BDJornal (como o nome indica é exclusivamente de BD), quadrimestral (mas varia) http://kuentro.blogspot.pt/

    Descobri a revista Novos Livros
    http://www.novoslivros.online.pt/

    Também há outras vertentes, que podem ou não ser fáceis de localizar:
    - por editora (por exemplo revista Bang! da SdE),
    - privado (por exemplo revista Colóquio e Letras da Fundação Calouste Gulbenkian http://coloquio.gulbenkian.pt/index.html)
    - comunitário (por exemplo revista Fazendo http://www.fazendofazendo.blogspot.pt/)

    por acaso só descobri um de cada vertente :P

    ResponderEliminar
  4. Rui,
    Não contei com o JornalBd pois aqui estou apenas a referir-me a publicações literárias (prosa, poesia, conto).
    Acho que a revista "Novos Livros" é só digital, não é? Se for também não estou a contar publicações digitais (a lista seria bem mais extensa se assim fosse). Mas corrijam-me se estiver enganada.
    Esqueci-me da Bang!
    Não conhecia essa da Gulbenkian.
    E alguém me consegue confirmar se a "Fazendo" e apenas digital?

    Se calhar ainda estendo a lista digitais também. :)

    ResponderEliminar
  5. Por acaso não reparei se eram só de suporte digital mas confirma-se: a "Novos Livros" e a da Gulbenkian são publicações digitais.
    Talvez tenham tido uma primeira vida em papel mas isto sou eu a supôr.
    A Fazendo é um suplemento de um jornal Açoriano, se bem percebi, mas está indicada como não-lucrativa.

    Mais uma digital
    - Storm (quadrimestral) http://www.storm-magazine.com/novodb/index.htm

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails