sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Booking Through Thursday - História

Sometimes I feel like the only person I know who finds reading history fascinating. It’s so full of amazing-yet-true stories of people driven to the edge and how they reacted to it. I keep telling friends that a good history book (as opposed to some of those textbooks in school that are all lists and dates) does everything a good novel does–it grips you with real characters doing amazing things. Am I REALLY the only person who feels this way? When is the last time you read a history book? Historical biography? You know, something that took place in the past but was REAL.

Apesar de gostar muito de história, a verdade é que não me lembro de ter lido algum livro histórico (daqueles mesmo fiéis, sem ficção pelo meio), por várias razões: 1) Não sou grande fã de biografias; 2) Prefiro um conhecimento histórico geral, mais do que focado numa só personagem importante da história; 3) Gostava de ver mais livros que se debruçassem sobre as vidas das pessoas comuns em determinados momentos da história da humanidade, mais do que propriamente na política e guerras.
Vou só dar um exemplo: Apesar de eu gostar muito da antiga civilização egípcia, não me vejo a ler uma biografia da Cleópatra, ou do Ramsés II (embora tenha livros sobre ambos, são para consulta e não sei se alguma vez os lerei de uma ponta à outra). São opções.
Por outro lado também nunca fui muito interessada em ler romances históricos, embora esteja tentada a dar-lhes oportunidade.
Também é verdade que o que mais me fascina na história, são as mitologias, daí não fazer grande sentido me debruçar sobre pessoas. Apesar de o meu conhecimento mitológico ainda ser pouco abrangente, é uma das lacunas que pretendo colmatar num futuro próximo, até porque tenho vários livros sobre o assunto.

No entanto também sei que devo estar a perder de ler bons livros e de futuro, caso surja a oportunidade, gostava de conhecer mais a fundo certas personalidades históricas. Claro que, aparentemente, os portugueses tem um gosto especial pelos romances históricos e/ou biografias históricas, eu também fico curiosa. Só não vi ainda o livro que me chamasse mesmo a atenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails