quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Booking Through Thursday - Periódicos

Vi isto na Bibliófila, que por sua vez viu noutro sítio, e por aí fora. Mas a ideia original partiu do Booking Through Thursday, e o conceito é que, todas as semanas à 5ª-feira, é lançado um tema relacionado com os livros, para os bloggers falarem e discutirem.
O tema da semana é: Periódicos.

btt button
Even I read things other than books from time to time … like, Magazines! What magazines/journals do you read?

Nunca fui muito adepta de periódicos. Os jornais, desde cedo me afastaram por uma razão que nunca entendi, embora entre os meus 20 e 23 anos, lhes tivesse dado alguma atenção e até gostado do que via, a verdade é que pouco depois os larguei novamente. Acho que aconteceu mais-ou-menos o mesmo que com os telejornais. Estava farta de notícias más e por isso deixei de ver (de vez).
As revistas "cor-de-rosa" apelaram-me na adolescência e num período em que via telenovelas, coisa que já não acontece à anos (não me lembro da última que vi). E o facto de todas dizerem a mesma coisa, não abona nada a seu favor (e detesto cochichos).

Entretanto sou leitora assídua da revista Os Meus Livros, já há mais de quatro anos. Normalmente leio-a na íntegra, mas ultimamente não tenho tido muito tempo e acabo por ir lendo o que ficou para trás.
Desde que a Ler foi relançada, que também a compro, mas nem sempre. Embora goste do conteúdo, por vezes acho que são um pouco ... unilaterais, tanto nas opiniões como nas crónicas. No entanto, não é isto que me impede de comprar todos os meses, pois leio-o de capa a contra-capa sem problemas e com gosto, mas o preço por vezes impede-me de comprar (5€ é um pouco puxado, mesmo com aquela qualidade fabulosa).
Outro que de quando em vez trago para casa, é o Jornal de Letras (JL), que em tempos segui religiosamente, mas que ultimamente só compro quando algo na capa me chama a atenção. Não é que não seja interessante, mas o JL é mais generalista, foca-se em todo o tipo de artes e nem sempre me consegue cativar, apesar de eu ser uma amante das artes.

Além destes gosto também muito de comprar a National Geographic, tanto pelos artigos como pelas belas imagens.
E outra revista que tenho comprado ultimamente é Mundo da Fotografia Digital (se não me engano no nome), porque sou uma apaixonada pela fotografia e gosto das dicas que eles dão.

E pronto, é isto. Raramente compro outros jornais ou revistas, a menos que algo na edição me capte a atenção.

4 comentários:

  1. Eu gosto mais da LER do que da Os Meus Livros, mas sim, 5€ é puxado :\

    Fizeste-me lembrar que durante a adolescência lia as revistas de tv por causa das novelas :P

    ResponderEliminar
  2. National Geographic é a única de acompanho, aliás sou assinante.
    Jornais costumava ler por causa das palavras cruzadas, mas nunca comprei nenhum.
    No futuro espero acompanhar a Fanzine Fénix e a Revista Bang!, contudo, a ver vamos...

    http://cronicasobscuras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Já me esquecia da Bang!, a Fénix e a Dagon/Jornal Fantástico, mas como nenhum destes, para já, parece ter uma periodicidade definida, também não é "acertado" incluí-los num tópico sobre periódicos. :P

    ResponderEliminar
  4. Daí eu ter dito no futuro. Mas esperemos que sim.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails