domingo, 23 de janeiro de 2011

Banzai 0

"Banzai - número 0", revista lançada pela NCreatures

Esta revista é dedicada exclusivamente ao estilo manga, com histórias de portugueses no estilo da BD asiática.

Neste número experimental, temos duas histórias distintas: TMG - The Mighty Gang, de Joana Rosa Fernandes; e Kuroneko, de Cristina Dias, por isso vamos por partes:

TMG - The Mighty Gang, de Joana Rosa Fernandes
A BD que mais página ocupa neste volume, tem claramente um estilo shounen, com quais os fãs se identificaram rapidamente. Os traços são muito bons, e nota-se que já tem alguma experiência no desenho, não caindo nos "erros" comuns. São nos mostradas algumas cenas interessantes e a BD não é "parada", embora o início tenha quase se arrastado (não chegou a tal, mas quase).
No entanto, exactamente o mesmo que faz os fãs se corresponderem com o estilo, é o que torna o desenho ... vulgar. Não há nada de muito único, o que não é necessariamente mau (a mim não me incomoda, mas é um ponto a assinalar). Outra coisa a notar, é que as personagens femininas não são nada ... femininas. Aliás, demorei algum tempo a perceber que duas delas o eram, porque os rostos eram demasiado masculinos. Só nas últimas páginas é que ficaram bem mais notórios os traços femininos. Isto poderia ser propositado, mas como acontece em ambas personagens, tenho certas dúvidas.
Quanto à história, esta não é má, mas cai um pouco na "idiotice" das personagens. Para começar, nenhum deles é 'criança', por isso não me parece que alguém com juízo fosse entregar a carteira a uma estranha, mas mais que isso, quem perdoa um estranho que os ataca com uma katana, com a clara intenção de ferir? Eu sou a favor do perdão, mas esta forma de juntar os três pareceu-me algo forçada, para dar lugar à acção.
No entanto, é uma BD que se lê e vê com muito gosto. Parece-me ter potencial, por isso irei com certeza continuar a ler.

Kuroneko, de Cristina Dias
Este trabalho não é bem uma BD, é mais uma junção de frames, ou quanto muito 'tiras'. No entanto, o desenho encantou-me, especialmente porque está somente a grafite, e as personagens interessaram-me. Cada página é uma história distinta, e funciona muito bem dessa forma.

Senti a falta de uma nota introdutória, a explicar como surgiu o projecto (da revista) e se aceitam submissões, ou mesmo um email ou site de contacto. Também me pareceu uma falha redonda não haver qualquer informação sobre as autoras, para além dos seus nomes. É sempre interessante saber se já fizeram outros trabalhos, ou se têm um site (ou conta no Deviantart, ou afins).

A publicação está excelente e a qualidade muito boa. Certamente é uma publicação a seguir e que não hesitarei em tornar a comprar.

Visitem o site oficial da revista AQUI.

Nota: Um pequeno aparte, é que neste campo, eu sou bem mais tolerante e "aberta" do que algumas pessoas. Está certo que há um estilo oriental para os desenhos, mas mesmo nos mangas os desenhos são muito variados e há artistas para todos os gostos. Por isso, acho que dizer "estilo manga" é um pouco ... discriminatório em certos casos. Mas bem, isto é só um desabafo, que nada tem a ver com a revista, por isso perdoem-me o interlúdio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails