quarta-feira, 16 de junho de 2010

O Anjo mais estúpido

"O Anjo mais estúpido" de Christopher Moore (Bis Leya) 

Sinopse:
Nota do Autor: «Se estás a pensar comprar este livro para ofereceres à tua avó ou a um filho, deverás estar ciente de que contém palavrões, bem como primorosas descrições de canibalismo e de pessoas com mais de 40 anos a praticarem sexo. Depois não me culpes. Eu avisei.» 

Opinião: 
Parti para esta leitura esperando algo que me fizesse rir, e este livro, com a sua história satírica, as suas personagens totalmente alucinantes e o seu estilo caricato, conseguiu fazer-me brotar vários sorrisos e até gargalhadas altas, durante a leitura.
É um livro que não pode, nem deve, ser levado muito a sério, logo desde a primeira página. Nenhuma das personagens está no seu perfeito juízo, mas todas representam um extremismo dos defeitos do ser humano e, assim como toda a história, usa e abusa do que a sociedade tem de melhor, mas especialmente de pior.
Adorei de morte os diálogos dos defuntos, quer quando estavam debaixo da terra, como depois, quando se ergueram das covas. Genial!
O anjo, esse não podia ser mais estúpido, e confesso que tive vontade de o esmurrar, se tal alguma vez fosse possível.
Adorei o Theo e a Molly, que são o casal mais amoroso do livro, mesmo tendo em conta toda a insanidade que os mistura.

A única coisa que não gostei neste livro foi a última parte. Achei-a totalmente desnecessária, e sinceramente não percebi o propósito da mesma. Nada mudou, não mostrou nada de novo e apenas deixou um sabor algo amargo no fim da leitura. É possível que este seja o estilo do autor, mas achei-o dispensável.

Em suma, foi uma leitura rápida (eu demorei porque pouco tempo tive para ler), divertida e, bem, basta dizer que tem zombies à mistura. O que pode ser melhor?


Tradução (Leonor Bizarro Marques): 
A tradução esteve muito bem, com várias notas de rodapé para esclarecer todas as peculiaridades descritas pelo autor ao longo da narrativa. Uma boa tradução sem nada de mau a assinalar.

Capa (Rui Belo) & Design: 
Achei que tanto a capa como a contra-capa estavam de uma simplicidade fabulosa. Adorei! E parece-me que se enquadra perfeitamente no tema do livro.


Nota:  Este livro foi ganho num passatempo da Bis Leya. Podem ver o blog oficial do livro AQUI.

1 comentário:

  1. Vi este livro na Feira do Livro e despertou-me a curiosidade (concordo, a capa é excelente!). Não comprei porque fui determinada a comprar apenas livros de autores portugueses... Mas a tua review deixou-me curiosa. :)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails