quinta-feira, 1 de abril de 2010

Sunshine

"Sunshine" de Robin McKinley (ainda não publicado em Portugal)

Sinopse:
Não se ouvia falar de problemas no lago à anos, e a Sunshine só queria um sítio onde pudesse estar só, com os seus pensamentos. Os vampiros eram a última coisa no seu pensamento.
Até eles a encontrarem.

Opinião: 
Há procura de algo diferente na literatura vampírica, escolhi este livro por ter lido inúmeras críticas fantásticas sobre o mesmo, e sendo um stand-alone ainda me captou mais a tenção, já que ultimamente as sagas parecem estar muito em voga.
Posso já dizer que, a única razão porque demorei um mês e meio a ler este livro, foi pelo facto de o ter lido em formato ebook, e de nos últimos tempos não ter tido tempo quase nenhum para ler neste formato (nem nos outros...) e sei que poderia ter desfrutado ainda mais deste livro se o tivesse lido de uma rajada, mas adiante ...

A primeira coisa a notar neste livro é a voz narrativa única e incomparável da protagonista, Sunshine (ou Rae), parece-me que neste caso, ou se ama ou se odeia a narração, não deve haver meio termo. Consegui identificar-me com ela porque o meu cérebro é mais ou menos como o dela, nunca pára, nem por um segundo, e lembra-se das coisas mais improváveis nos momentos menos oportunos. É assim que Sunshine está escrito, como a mente confusa, dispersa e ao mesmo tempo brilhante de uma mulher (Sunshine) que a pouco e pouco nos desvenda um mundo cheio de surpresas.
Mais do que um livro sobre vampiros, esta é uma fantástica Fantasia Urbana, com um mundo criado e pensado ao pormenor, com os detalhes mais deliciosos (were-chiken!!!) e as surpresas mais inteligentes. Confesso que gostava de ter visto mais deste mundo, mais destas personagens que aprendemos a conhecer intimamente, a adorar, odiar ou temer, em quantidades iguais e na dose certa, sempre na dose certa.
Mas, no meio de todo este mundo fantástico, de todas as criaturas que são mencionadas e explicadas pela mente hiperactiva da Sunshine, existe ainda um mundo normal, tão normal que não podemos evitar reconhecê-lo e amá-lo por tudo o que traz de "normal".

Com personagens detalhadas, vivamente descritas e exploradas, com uma história que se desenrola a bom passo e que cativa, uma protagonista realista, que não tem medo de mostrar os seus receios e que age com "normalidade" dentro da sua "anormalidade", é impossível não gostar de ler este livro. Há muito mais para ser explorado neste mundo, e já ouvi por aí um rumor de que a autora está a pensar escrever uma sequela, mas fica já o aviso que este livro se lê perfeitamente sozinho e o final é dos que eu gosto: Ata as pontas soltas, mas deixa muito para a imaginação do leitor. Não há finais "felizes para sempre", porque isso é para os contos-de-fadas.

Os únicos pontos fracos, que a mim não me incomodaram muito, foram por vezes as divagações da Sunshine, que pareciam despropositadas, mas que no fundo nos mostravam exactamente o que era a vida dela, e no fundo o livro é sobre ela. Como disse, isto não me incomdou muito. Outra coisa menos positiva foi a crença dos SOF na história que ela contou, mas tendo em conta que o final fia em aberto, pode ser que eles depois tenham desconfiado, e por isso também não me aborreceu este pormenor.

Em suma, este é um livro delicioso, que se lê muito bem, sem nunca chegar a ser chato, com acção, mistério, romance, magia e vampiros à mistura. Construindo um mundo cheio de pormenores, com as criaturas mais fantásticas e as personagens mais intrigantes à mistura.Vou com certeza relê-lo um destes dias, quando tiver em formato papel. Quem sabe não será editado em português (pois ... sonha)?
Recomendo!

Nota: Este é o quarto que vou submeter como sendo para o Desafio Thriller & Suspense, já que se insere no género.

2 comentários:

  1. Bem, deixaste-me muito curioso! Confesso que me tenho afastado um pouco da moda dos vampiros, mas este parece-me diferente. Vai já para a lista. Obrigado pela sugestão ;)

    ResponderEliminar
  2. Fábio, se tiveres oportunidade lê. Acho que vais gostar.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails