sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Uma última noite

"Uma última noite" de Nora Roberts (Saída de Emergência)

Sinopse:
Kasey Wyatt recebe uma oferta de emprego do escritor Jordan Taylor. Como antropologista especializada na cultura dos nativos norte-americanos, a sua função é pesquisar e fornecer referências para o próximo livro do famoso e solitário Jordan. Instalando-se na mansão do escritor, Kasey sente-se aborrecida com as restrições impostas pela mãe do escritor. Mas, sempre vibrante e bem-disposta, começa a explorar os arredores da mansão, divertindo-se e desafiando as regras rígidas da casa.
É então que Jordan repara em Kasey. A princípio não se aproxima muito dela, mas o trabalho em conjunto obriga-o a reconhecer que se sente fascinado pela sua beleza... e surpreendido pela sua boa disposição contagiante. Tão contagiante que, pela primeira vez desde a morte do irmão, Jordan sente-se vivo. Mas infelizmente nem todos vêem com bons olhos a aproximação de Kasey e Jordan... e há quem esteja disposta a tudopara os separar.

Opinião:
Este e um daqueles romances de quiosque, que se lê de uma lufada, embora eu tenha demorado uma semana a lê-lo porque o tempo escasseou.
Nunca tinha lido nada da Nora Roberts, autora de quem ouvia falar muito bem e muito mal, por pessoas diferentes, claro está. Por isso não nego que tenha começado a leitura com algumas expectativas, embora tenha a perfeita noção que não é em menos de 150 páginas que se escreve uma obra-prima (pode acontecer, mas é raro).

Posso dizer que a primeira coisa que me afligiu no livro foi a rapidez com que os dois protagonistas se envolveram. Parece tão inverosímil que me arrepiou um pouco, mas também, eu não sou grande em romances de gaveta. Gosto de coisas que demorem algum tempo a marinar e que não pareçam surgir do nada.
O livro sobressaiu pela boa aposta na caracterização e desenvolvimento das duas personagens principais e mesmo das secundárias, embora algumas tenham sofrido com o protagonismo de outras. Só que, embora continue a achar que foram bem expostas, não posso negar que a personalidade da  Kasey me irritou em certos momentos. Ela era demasiado infantil para poder ser considerada adulta e conseguia sempre o que queria com elogios que pareciam falsos, embora tudo na personagem nos dissesse que ela era extremamente sincera. Este conflito deixou-me algo desesperada pois não consegui simpatizar com ela, e, quando pensava que o Jordan era um homem às direitas, ele faz algo que me corta o coração e parece totalmente inapropriado (quase no final).
Já para não falar no "dilema" que quase pareceu criado à pressão e apenas serviu para separar os protagonistas durante algum tempo, de forma a tornar a reunião mais dramática. E não nego que o tenha sido, só que o que conduziu a isso, estragou a história.
O final foi previsível, mas bem-vindo.

Em suma, foi um livro que não surpreendeu, que quase aborreceu, mas que ainda assim me trouxe lágrimas aos olhos, e só por isso, já merece uma nota positiva. Também é de louvar a quase intemporalidade do romance, pois embora se perceba em que época ocorre, nada no livro nos faz sentir fora de época.

Não sei se fiz bem começar  por este livro da autora, mas como a minha mãe tem lá em casa "O recife", talvez o leia, para poder ver as diferenças. Quem sabe não gosto mais?




Tradução de Isabel C. Penteado

Nota: Esta leitura foi feita no âmbito do Desafio Literário 2010. E podem fazer o download do ebook gratuito no site da Saída de Emergência.

19 comentários:

  1. Adorei a sinceridade dos seus comentários sobre o livro, tb fico meio perdida neste tipo de leitura... mas dias melhores virão...

    Bjo

    ResponderEliminar
  2. kkkk... se vc se assustou com a rapidez que os personagens se envolveram ficaria chocadíssima com a rapidez que os personagens do meu livro escolhido aceitaram se amar depois de se odiar! Ahahahahahah....
    Fazer o que... livros de banca, coisa rápida, tudo tem que se resolver antes do próximo ponto do busão!!!!
    Beijão!

    ResponderEliminar
  3. Aeee...resenha bem sincera...assim que é bom!! Esse tipo e livro é bom pra ler depois de uma leitura dificil..como geralmente são mais leves e faceis, da uma aliviada...bjs XD

    ResponderEliminar
  4. Alguns livros da Nora não são muito bons. Depende dos personagens principais, acho eu. Boa resenha, obrigado!

    Bjo.

    ResponderEliminar
  5. Então, Ana...com a Nora tenho um caso de amor e ódio. Não posso dizer que gosto de todos os seus livros. Tem hora que ela escorrega bonito. Gostei da sua crítica ponderada. Deu uma boa ideia de como foi a leitura. Parabéns!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Também preciso conhecer essa autora. Se tiver mais sorte da próxima, me diga! Gostei de sua resenha, sobretudo por, apesar de olhar criticamente a obra, ter destacado aspectos que julgou interessantes como a caracterização dos personagens. Bacana!

    ResponderEliminar
  7. Boa critica...
    Realmente há boas e más criticas em relação a NOra
    mas tem muitos livros bons dela
    XD

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto muito dessa autora, mas esse livro não conhecia. Anotei a dica.

    bjs

    ResponderEliminar
  9. E' mesmo!! O me livro tambe'm tudo acontecia numa velocidade assombrosa e olha! que se passava em 1300, 1400!!!! Gostei muito da sua resenha. Beijos

    ResponderEliminar
  10. Eu concordo com voce, em relação aos romances que acontecem rápido demais e também ao fato de que é muito dificil um bom romance com poucas páginas, prefiro livros bemmmmmm grossos.
    Mas ainda bem que a leitura foi gostosa. Parabéns pela resenha!!!

    ResponderEliminar
  11. Temos uma participante de Portugal!!
    Que maravilha o alcance da Internet.
    Será muito boa essa troca de experiências.
    Adorei a sua resenha. Muito bem escrita e sincera.
    Eu não sou fã da Nora Roberts por motivos que já expus em vários outros blogs que participam do desafio.
    Excelente sua participação e até o próximo mês.

    Abs,

    Rê Lima

    ResponderEliminar
  12. Ei Ana,
    Passando para conhecer os blogs participantes do desafio literário.
    Lindo seu layout, gostei muito.
    Eu li poucos livros da Nora - são tantos - mais os que li gostei muito.
    Muito boa sua resenha.
    bjo

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito da sua resenha, bem sincera e detalhada, mas sem revelar detalhes do livro.

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Oi, Ana!!

    Quer ler um livro de Nora Roberts de se apaixonar? Leia então "Saga de chesapeake" (no Brasil se chama 'Trilogia da Gratidão'). São quatro livros lindos. Vc conhece o "blog Devaneios da Jojo... Maré de livros"? Nesse blog tem a resenha deles...

    Fica a sugestão, aliás dos livros que li de Nora Roberts esses são os melhores. Tudo neles fascina: os personagens, o lugar onde se passa as histórias...

    bjssssss

    ResponderEliminar
  15. Bem em livros assim tudo acontece meio rápido, porem as vezes vc consegue uns que são mais normais digamos. Adorei sua resenha e sua sinceridade.....parabéns por ela e pelo blog...bjus elis!!!!

    ResponderEliminar
  16. Oi
    Eu faço parte do time que ama a Nora, mas reconheço que ela falha algumas vezes. Esse título ainda não li, e tomara que ele não a faça desistir da autora.

    bjs

    Driza

    ResponderEliminar
  17. Olá, Ana, eu li este livro pouco antes de começar o desafio para tentar me ambientar ao mundo dos romances de banca. E gostei da sua resenha pois senti a mesma coisa com relação aos protagonistas.

    Ufa, achei que era caraminhola minha, na época mas percebo que foi mais um leve descuido da autora. O que pode ser relevado já que o livro é bem antiguinho (A sra. Roberts ainda estava no começo da carreira de escritora, eu acho!)

    Parabéns pela resenha e até a próxima!

    Bom FDS!

    ResponderEliminar
  18. Olá
    Não sinro curiosidade nenhuma por esta autora. E agora depois de ler a tua opinião menos vontade tenho de experimentar. Mas também nao vou muito com romances de banca

    ResponderEliminar
  19. Mais uma vez eu digo. Estou ficando com vontade de ler a autora...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails